Na história da Igreja existe uma antiga tradição de se pedir a intercessão de santa Austraberta, considerada protetora contra terremotos, porque resgatou pessoas dos escombros durante um forte terremoto.

Santa Austraberta, cuja festa é celebrada hoje (10), nasceu na França por volta do ano 603. Sua mãe era santa Framechidis, e desde muito jovem se entregou a Cristo com voto de castidade.

Sua família arranjou para ela um casamento que ela não queria, então fugiu com seu irmão e pediu ajuda a santo Audomar, bispo de Thérouanne, que colocou o "véu das virgens" sobre ela e a devolveu para casa como "preservada” para Deus.

Seus pais fundaram um mosteiro e santa Austraberta decidiu entrar apenas como irmã "lega", ou seja, servir sem altos cargos e em coisas manuais.

No entanto, sua vida de fé e boas obras eram tão evidentes que as irmãs a escolheram como prioresa e depois madre superiora de outro convento.

Entre seus milagres mais conhecidos estão comer comida envenenada sem que nada lhe aconteça. Dizem até que domou um lobo com o sinal da cruz para que ele fizesse o trabalho de um burro.

Mas o evento mais prodigioso aconteceu em um terremoto. Santa Austraberta exortou as freiras a permanecerem na igreja e foi resgatar algumas noviças que ficaram presas nos escombros.

Uma irmã havia morrido, por isso a santa implorou a Deus e a mulher milagrosamente voltou à vida.

Desde então é considerada uma protetora contra terremotos e envenenamento.