A visita do papa Francisco à República Democrática do Congo terminou. Após a cerimônia de despedida, o papa partiu para o Sudão do Sul, segundo país que visitará em sua viagem apostólica à África.

Às 10h49 (6h49 no horário de Brasília), o avião do papa Francisco decolou do aeroporto internacional "Ndjili" de Kinshasa com destino a Juba, capital do Sudão do Sul. O papa Francisco ficará no Sudão do Sul até domingo (5), quando retornará a Roma.

Francisco chegou ao avião em uma cadeira de rodas, acompanhado pelo presidente da República Democrática do Congo e outras autoridades.

Na segunda parada de sua 40ª viagem papal, o papa será acompanhado pelo arcebispo de Canterbury, dom Justin Welby, e pelo moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia.

Haverá uma cerimônia de boas-vindas e o papa fará uma visita de cortesia ao presidente da República no Palácio Presidencial.

Por volta das 16h15 (11h15 no horário de Brasília), será recebido pelos vice-presidentes do país antes de ter um encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no jardim do Palácio Presidencial.

Amanhã (4), Francisco se encontra com os bispos e padres do país.

Haverá também o encontro privado com jesuítas que o papa, jesuíta também, faz em todos os países que visita.

Depois, o papa encontra um grupo deslocados internos.

O dia termina com uma oração ecumênica às 18h (13h no horário de Brasília) no Mausoléu John Garang.

No domingo (5), o papa Francisco retornará a Roma depois de celebrar uma missa de despedida no Mausoléu John Garang às 8h45 (3h45).

Confira também: