A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos emitiu um comunicado no qual pede ao Presidente George W. Bush manifestar-se contra a iniciativa legislativa que propõe construir um muro na divisa com o México.

O texto está assinado por Dom Gerald Barnes, Presidente do Comitê de Migração do Episcopado. “É uma iniciativa extremamente punitiva, que é muito mais ampla que a imigração ilegal, e se é promulgada poderia causar danos aos imigrantes e suas famílias”, advertiu o Prelado.

A nova legislação, aprovada já pela Câmara Baixa do Congresso, propõe levantar uma cerca de mais de 900 quilômetros ao longo de toda a fronteira. Além disso, sugere castigar a quem ajudar a qualquer imigrante ilegal no país.

O também Bispo de São Bernardino (Califórnia), indicou que desta maneira se coloca “em risco de perseguição judicial” o pessoal das paróquias, dioceses e serviço social que cumprem trabalho humanitário e pastoral com os imigrantes ilegais.

“Esta legislação só exacerbará os problemas ao obrigar aos imigrantes a esconder-se mais ainda , e animar a quem procura trabalho a recorrer às cada vez maiores redes” de tráfico de pessoas- denuncia o comunicado.

Logo depois de aprovada a iniciativa HR 4437, o Presidente Bush pediu em um comunicado o apoio à mesma. Entretanto, recebeu a oposição de diferentes setores, que esperam que a medida seja rejeitada no Senado.

De acordo aos bispos, a solução à crise migratória deve incluir, entre outras medidas, dar status legal aos imigrantes.

Por outro lado, de 8 a 14 de janeiro o Episcopado realizará a “Semana Nacional de Migração”, com o objetivo de lhes estender a estas pessoas “a mão com um espírito de paz e esperança”. “Nunca antes este chamado à solidariedade foi tão necessário”, afirma o texto.