“O 'sonho' da Populorum progressio é o mesmo da encíclica Fratelli tutti”, disse o papa. “É o sonho da Igreja, ou melhor, o sonho de Deus, que quer um mundo em que todos possam viver como irmãos e irmãs em plena dignidade”, disse o papa Francisco hoje (23) aos voluntários da Obra de Promoção da Alfabetização no Mundo (OPAM).

Em seu discurso aos voluntarios recebidos no Palácio Episcopal do Vaticano, o papa disse que “não pode haver desenvolvimento humano integral sem educação”.

Francisco recordou a encíclica do papa são Paulo VI, Populorum progressio, e disse que "quando relemos os grandes documentos pontifícios dos anos 60, nos damos conta de quanto são atuais e de quanto, infelizmente, sua mensagem não foi assimilada".

Também lamentou que "apesar das numerosas e generosas obras de solidariedade realizadas em nível civil e eclesiástico, as causas do subdesenvolvimento não tenham sido eliminadas".

“O 'sonho' da Populorum progressio é o mesmo da encíclica Fratelli tutti”, disse o papa. “É o sonho da Igreja, ou melhor, o sonho de Deus, que quer um mundo em que todos possam viver como irmãos e irmãs em plena dignidade”.

Francisco exortou os presentes a continuar com sua missão e a manter “a qualidade de sua ação para que seja sempre promocional”.

“Alimente-a continuamente com a seiva do Evangelho, para que o Espírito Santo mantenha viva a inspiração, a motivação e o estilo de seu compromisso”, aconselhou o papa Francisco.

Confira também: