A Confederação Católica Nacional de Pais de Família e Pais de Alunos (CONCAPA) expressou sua surpresa diante da defesa da Federação Espanhola de Religiosos do Ensino (FERE-CECA) da não existência de razões para opor-se à Lei Orgânica de Educação (LOE) impulsionada pelo Governo.

Através de um comunicado, a Confederação denunciou que a reforma educativa impulsionada pelo PSOE "segue sendo nefasta", ao tempo que mostrou sua estranheza porque para a FERE-CECA, a LOE "converteu-se na panacéia do sistema educativo".

Deste modo, a CONCAPA rechaçou as afirmações do secretário geral da federação que agrupa às escolas consertadas católicas, Manuel de Castro, nas quais assegurava que não existem razões objetivas para opor-se à LOE.

"As declarações resultam surpreendentes quando faz muito poucas semanas mantinha que a Lei continuava sem ser boa e que só se obtiveram ligeiras melhoras". A Confederação não se explica que "agora, repentinamente, a LOE tenha virado a panacéia do sistema educativo e 'não há razões objetivas para se opor a ela'".

Para o CONCAPA "segue havendo muitas razões objetivas para opor-se à LOE", como a ausência de medidas que terminem com o fracasso escolar, a instauração da disciplina obrigatória e doutrinal "Educação para a Cidadania",  a falta de liberdade de ensino e os recortes á livre eleição de centro.