A festa de santo Antão, ou santo Antônio Abade, foi celebrada hoje (17) no Vaticano com uma bênção especial aos animais de uma pequena fazenda instalada temporariamente em frente à praça de São Pedro.

A tradicional fazenda, com cavalos, bois, burros, vacas, ovelhas, cabras, patos e coelhos, foi montada na praça Pio XII, em Roma, em frente à praça do Vaticano, pela Associação Italiana de Agricultores.

O vigário geral do papa Francisco para a Cidade do Vaticano, cardeal Mauro Gambetti, celebrou uma missa no altar da cátedra da basílica de São Pedro por ocasião da festa de santo Antão e, no final, foi abençoar os animais e as centenas de agricultores que foram ao Vaticano para a celebração.

Há muito tempo, o Vaticano celebra a festa de santo Antão com essa bênção, pois o santo também é conhecido como o "padroeiro dos animais", por causa de duas histórias. A primeira é que, com a morte de Paulo, o Eremita, Antão foi encarregado de enterrá-lo, mas não teve ninguém para ajudá-lo. Enquanto estava no deserto, conta-se que dois leões acompanhados de outros animais o ajudaram a cavar o buraco onde colocaria os restos mortais de são Paulo.

A segunda história tem a ver com uma javali que ele encontrou perto de sua ermida, cujos filhotes nasceram cegos. Santo Antão teria curado os bichinhos. Diz-se que a javali nunca saiu de seu lado.

Por causa de histórias como essas, a iconografia do santo costuma representá-lo ao lado de um javali.

Confira também: