Um padre morreu queimado e outro foi baleado na manhã de ontem (15), por bandidos que incendiaram a casa paroquial onde moravam, no norte da Nigéria.

O ataque ocorreu às 3h (hora local) de ontem (15) na paróquia de São Pedro e São Paulo em Kafin-Koro, na região de Paikoro, segundo a diocese de Cyon Minna, à qual pertencem os dois padres.

“O padre Isaac Achi foi totalmente queimado por bandidos em sua casa, enquanto seu assistente, padre Collins Omeh, foi baleado. Ambos foram levados às pressas para o hospital", disse a diocese local no Facebook.

 

Wasiu Abiodun, chefe de relações públicas da polícia estadual, declarou que "os bandidos tentaram entrar na casa, mas não conseguiram e atearam fogo na casa, enquanto o reverendo padre morreu carbonizado".

Também disse que as forças especiais "foram imediatamente enviadas ao local, mas os bandidos fugiram antes de sua chegada".

A diocese de Cyon Minna pediu a Deus que "proteja e salve a Igreja neste período crítico" e disse que os católicos nigerianos estão "profundamente feridos e tristes" com o ocorrido.

"Que a alma do padre Achi e as almas de todos os fiéis defuntos descansem em perfeita paz", acrescentou.

Alhaji Sani Bello Abubakar, governador do estado nigeriano do Níger, onde ocorreu o ataque, descreveu-o como "ímpio e desumano" e ordenou que as agências de segurança locais encontrem os agressores, segundo o The Daily Post.

“Este é um momento triste. Que um padre seja morto assim significa que nem todos nós estamos seguros. Esses terroristas enlouqueceram e uma ação drástica é necessária para acabar com essa carnificina em curso”, disse ele.

Padre Achi foi pároco da paróquia de São Pedro e São Paulo, onde morreu. Ele também foi presidente da filial local da Associação Cristã da Nigéria (CAN).

Confira também: