O secretário de Bento XVI, dom Georg Gänswein, poderia deixar a residência que ocupa atualmente no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano antes de 1º de fevereiro.

O arcebispo alemão foi recebido pelo papa Francisco em audiência privada na segunda-feira (9).

Segundo o jornal alemão “Die Zeit”, o papa teria dito ao ex-secretário de Bento XVI que se mudasse do mosteiro Mater Ecclesiae, onde morava com Bento XVI desde a sua renúncia.

Fontes do jornal italiano Corriere della Sera dizem que ao responder sobre a audiência privada, dom Gänswein disse: "Agora devo me calar".

Embora a Santa Sé não tenha comunicado os detalhes do encontro entre o papa e o ex-secretário de Bento XVI, o encontro aconteceu três dias antes de dom Gänswein publicar suas memórias no livro "Nada mais do que a verdade", publicado ontem (12) em italiano.

Gänswein conta, entre outras coisas, que para Bento XVI o motu proprio Traditionis custodes, que restringe a celebração da missa tradicional em latim, foi um erro.

Em suas memórias, ele também fala sobre a fidelidade e o respeito que o papa Bento XVI sentia por seu sucessor, e conta suas experiências com Bento XVI, a quem descreve como "um santo" e "um dos maiores protagonistas da história do século passado".

Confira também: