O papa Francisco citou o Brasil junto com Haiti e Peru como exemplos de “debilitação da democracia" durante encontro com embaixadores junto à Santa Sé ontem (9) no Vaticano.

O encontro faz parte dos tradicionais eventos que marcam o início do Ano Novo no Vaticano.

"Em muitas áreas, um sinal de debilitação da democracia é registado pelas crescentes polarizações políticas e sociais, que não ajudam a resolver os problemas urgentes dos cidadãos’, disse o papa em seu discurso. “Penso nas várias crises políticas em diversos países do continente americano, com a sua carga de tensões e formas de violência que exacerbam os conflitos sociais. De modo especial, penso no que aconteceu recentemente no Peru bem como, nestas últimas horas, no Brasil e na situação preocupante do Haiti, onde estão finalmente a ser dados alguns passos para enfrentar a crise política que se arrasta já há tempos. Sempre é preciso superar as lógicas parciais e trabalhar pela construção do bem comum”.

 

A menção ocorre um dia após manifestantes invadirem e vandalizarem as sedes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) em Brasília na tarde de domingo (8).

 

Confira também: