A Santa Sé está fazendo os preparativos finais para um "funeral solene, mas sóbrio" para o papa Bento XVI, que será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira (5) na praça de São Pedro, disse o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. "Seguindo os desejos do papa emérito, o funeral será celebrado sob o signo da simplicidade", disse Bruni.

Além das duas delegações oficiais agendadas para a cerimônia, uma da Itália e outra da Alemanha, estarão presentes representantes de outros países.

Até o momento, está confirmada a participação do presidente da República da Itália, Sergio Mattarella; o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier e o governador da Baviera, Markus Söder; da Espanha, a Rainha Sofia e o ministro Féliz Bolaños; os reis da Bélgica Felipe e Mathilde; o presidente da Polônia, Andrzej Duda; o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa e a presidente da Hungria, Katalin Novak.

Segundo a imprensa local, estará presente um representante da Igreja Ortodoxa Russa, o Metropolita Antonji, representando o patriarca Kirill.

Bento XVI morreu no sábado, 31 de dezembro, às 9h34 (5h34 no horário de Brasília). As últimas palavras que ele disse foram pronunciadas em italiano “Signore, ti amo!” (Senhor, eu te amo), contou o seu secretário pessoal, dom Georg Ganswein.

Após sua morte, os restos mortais de Bento XVI ficaram no mosteiro Mater Ecclesiae, local onde morava desde a renúncia em 2013. O pequeno mosteiro fica nos jardins vaticanos, em uma colina atrás da basílica de São Pedro.

No domingo (1º), a Santa Sé divulgou as primeiras imagens do corpo do papa emérito com um terço na mão e deitado na frente do altar da capela do mosteiro

Ontem (2) às 7h (3h no horário de Brasília) o corpo de Bento XVI foi levado do mosteiro Mater Ecclesiae para a basílica de São Pedro para iniciar o velório e permitir que milhares de peregrinos se despedissem.

O arcipreste da basílica, cardeal Mauro Gambetti, recebeu os restos mortais de Bento XVI com um ato litúrgico que durou cerca de 30 minutos.

A partir das 9h até às 19h fiéis de todo o mundo foram autorizados a entrar na basílica de São Pedro para visitar o corpo de Bento XVI.

Estima-se que pelo menos 65 mil pessoas foram visitar o papa emérito no primeiro dia de seu velório.

Os restos mortais de Bento XVI permanecerão expostos na basílica de São Pedro até amanhã (4). O horário de visitação de terça e quarta-feira é das 7h às 19h (hora de Roma).

Confira também: