Depois da morte de Bento XVI no sábado (31), muitos católicos disseram que devem sua conversão ao papa emérito, que morreu aos 95 anos.

1.- De “ateu xiita” a católico

“Uma década depois da confusão em torno de Ratisbona, fui recebido em plena comunhão com a Igreja Romana, uma decisão amplamente inspirada pelos escritos de Bento XVI”, contou Sohrab Ahmari, fundador e editor do The American Conservative, num artigo publicado pelo jornal The New York Times.

No texto “O que o papa Bento me ensinou sobre a fé”, Ahmari disse que, embora o discurso que Bento XVI deu na Universidade de Ratisbona, Alemanha, em setembro de 2006, tenha inflamado “vastos setores do mundo muçulmano”, para ele, “ateu nascido de xiitas” (muçulmanos), aquela apresentação foi “uma fonte de compreensão sobre meus antepassados”.

No discurso de Ratisbona Fé, razão e universidade: Recordações e reflexões, Bento XVI cita um imperador bizantino, Manuel II Paleólogo, em um diálogo que teve com um persa culto sobre o cristianismo e o islamismo, para explicar que "a propagação da fé através da violência não tem sentido".

A citação do imperador do século XIV, lida por Bento XVI naquele dia, diz o seguinte: “Mostra-me também o que trouxe de novo Maomé, e encontrarás apenas coisas más e desumanas tais como a sua norma de propagar, através da espada, a fé que pregava”.

2.- Cristóbal Romero, jogador de xadrez mexicano e membro da Faculdade de Contabilidade e Administração da UNAM, escreveu um tuíte que diz que Bento XVI “foi muito importante na minha conversão. Em minha mente, sempre me lembrarei de seu pontificado".

3.- Ricardo A. Salas Dorado, casado e pai, agradeceu a Deus pelo ministério de Bento XVI, e disse no Twitter que é o “Papa da minha conversão”.

4.- Luz Stella Bojacá contou no Twitter que “Bento XVI foi vital no meu processo de conversão, quando entendi que só o amor de Deus poderia reunir tantos jovens com este nobre papa no meio da tempestade”.

5.- Ángel Heredia, estudante de teologia, comentou no Twitter que “Bento XVI foi uma pessoa que marcou minha vida, despertou em mim a busca das razões da minha fé, para descobrir que a fé pode ser razoável, valorizar o antigo e o novo”.

“É sem dúvida o papa quem marcou o meu caminho para a verdadeira conversão”, escreveu.

6.- Diógenes Henríquez escreveu no Twitter que “Bento XVI é o papa da minha conversão e amadurecimento na fé, peço a Deus por sua alma e encontro com Cristo”.

7.- O diácono casado Harrison Garlick, chanceler da diocese de Tulsa, EUA, lembrou no Twitter "como a mídia foi brutal com Bento XVI, mas quando eu estava me convertendo me deu confiança ter um papa odiado pela mundo”. "Minha própria conversão surgiu com esse custo e ele foi meu guia e meu exemplo".

8.- Barry Schoedel disse no Twitter que “Bento XVI foi fundamental para minha própria conversão ao catolicismo”.

9.- Matt Sisk, casado e pai, escreveu um tuíte dizendo que “o papa Bento foi muito influente na minha conversão à fé. Rezem pelo repouso de sua alma".

10.- Para George Pecer, “o papa Bento XVI foi tremendamente importante para me aproximar da minha conversão”.

“Uma das coisas mais preciosas que tenho é uma carta de um de seus secretários afirmando que Sua Santidade se lembrava de mim em suas orações. Espero poder retribuir o favor agora", disse.

Confira também:

Mais em