O papa Francisco destacou o legado do papa emérito Bento XVI, que morreu hoje (31) no Vaticano, e agradeceu a Deus “por tê-lo dado à Igreja e ao mundo”.

"Só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão, de seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja", disse o papa Francisco durante a oração do "Te Deum" no Vaticano, hoje.

O papa emérito Bento XVI morreu hoje (31) aos 95 anos, às 9h34 (hora de Roma, 13h34 no horário de Brasília).

O Papa Francisco celebrou a oração das vésperas do último dia do ano na basílica de São Pedro.

“Com comoção recordamos sua pessoa, tão nobre, tão gentil. E sentimos tanta gratidão em nossos corações: gratidão a Deus por tê-la dado à Igreja e ao mundo; gratidão a ele, por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada", disse Francisco.

Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, o funeral de Bento XVI será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira (5), às 9h30, na praça de São Pedro, no Vaticano.

O corpo do papa emérito será colocado na basílica vaticana a partir de segunda-feira (2) para que os fiéis possam rezar.

No final da audiência geral do dia 28 de dezembro, o papa Francisco pediu a “todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja”.

Francisco também pediu para "lembrar-se dele" porque estava "muito doente". Por isso, pediu para rezar para “que o Senhor o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.

Confira também: