Ao longo de seu pontificado de quase oito anos, Bento XVI deixou mensagens importantes. O papa emérito morreu hoje (31), aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde morava.

A seguir, algumas de suas frases mais memoráveis.

1. Suas primeiras palavras após ser eleito papa

Em 19 de abril de 2005, depois do Conclave em que foi eleito, Bento XVI pronunciou suas primeiras palavras da sacada da Basílica de São Pedro:

"Depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais me elegeram, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações", disse.

2. O significado do sofrimento

“Esta é a loucura da Cruz: a de saber converter os nossos sofrimentos em grito de amor a Deus”. Esta é uma das frases mais conhecidas de Bento XVI.

Ele disse essa frase em 14 de setembro de 2012, dia em que a Igreja celebra a Exaltação da Cruz, ao assinar a exortação Ecclesia in Medio Oriente, na basílica greco-melquita de São Paulo, em Harissa, Líbano.

3. Fé e razão

O então cardeal Joseph Ratzinger falou sobre fé e teologia durante uma conferência no encontro de presidentes das comissões episcopais da América Latina para a doutrina da fé, em Guadalajara (México).

Foi neste local que assegurou que “a razão não se salvará sem a fé, mas a fé sem a razão não será humana”.

4. Sobre o aborto

O papa Bento XVI defendeu tenazmente o direito à vida de todas as pessoas durante um discurso em 2007. Ele afirmou que o aborto “não pode ser um direito humano, é totalmente oposto. É uma grande ferida na sociedade”.

5. A importância do matrimônio

"O amor é a única força que pode realmente transformar o mundo”.  Esta frase foi pronunciada por Bento XVI em sua homilia durante a missa de encerramento do VII Encontro Mundial das Famílias de 2012, no Parque Bresso de Milão, Itália, diante de mais de um milhão de fiéis.

6. O significado de ser cristão

“Ser cristão não é uma espécie de hábito para vestir em privado”, disse Bento XVI em 30 de maio de 2011 em uma audiência aos participantes da assembleia plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

7. Onde estava Deus durante os massacres nazistas?

Em 28 de maio de 2006, Bento XVI chegou ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Em um intenso discurso, o papa rezou pela “graça da reconciliação” e questionou: “Quantas perguntas surgem neste lugar! Sobressai sempre de novo a pergunta: Onde estava Deus naqueles dias? Por que Ele silenciou? Como pôde tolerar este excesso de destruição, este triunfo do mal?”.

“Nós não podemos perscrutar o segredo de Deus vemos apenas fragmentos e enganamo-nos se pretendemos eleger-nos a juízes de Deus e da história. Não defendemos, nesse caso, o homem, mas contribuiremos apenas para a sua destruição”, disse.

Mais em

8. Sua mensagem aos jovens

Em sua homilia da vigília em setembro de 2011 diante de milhares de jovens reunidos na Feira de Freiburg, Alemanha, o papa Bento XVI incentivou os presentes a “santos ardorosos, em cujos olhos e coração brilha o amor de Cristo e que, deste modo, trazem luz ao mundo” que vive na escuridão.

9. Em uma de suas visitas à Espanha

Na vigília de oração com os jovens, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011, em Madri, Espanha, Bento XVI pronunciou a seguinte frase, ainda recordada: "Queridos amigos, que nenhuma adversidade vos paralise. Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa fraqueza. O Senhor lhes tem concedido viver neste momento da história para que, graças à vossa fé, seu nome continue ressoando por toda a terra”.

10. Sua despedida

Depois de renunciar ao pontificado, Bento XVI declarou: “Obrigado do fundo do coração e peço perdão pelos meus erros”.

Confira também: