O Papa Bento XVI visitará a Polônia de 25 a 28 de maio, segundo anunciou um porta-voz do Cardeal  Primaz da Polônia, Josef Glemp, a um canal de televisão polonesa.

Embora a data não tenha sido confirmada pela Santa Sé, o porta-voz indicou que a visita papal começará em Varsóvia, onde se encontrará com o Presidente Lech Kaczynski e o Primeiro Ministro Kazimierz Marcinkiewicz.

Em seguida se dirigirá a Czestochowa, o principal santuário da Polônia, procedendo então para o sul até Wadowice, cidade natal do falecido Papa João Paulo II.

Visitará também Auschwitz-Birkenau, onde funcionou um campo de concentração do nacional-socialismo alemão durante a Segunda Guerra Mundial; continuando até o santuário de Lagiewniki e finalmente a Cracóvia.

A emissora polonesa RMF informou que uma delegação da Conferência Episcopal da Polônia e do Ministério do Interior  fez uma viagem de inspeção, a cada um dos lugares por onde Bento XVI passará. No último dia 2 de janeiro, esta delegação junto ao comandante geral da Polícia polonesa, Marek Bienkowski esteve em Czestochowa, no dia seguinte em Cracovia, Auschwitz e Wadowice. No próximo dia 10 de janeiro, espera-se a chegada de uma delegação da Santa Sé encarregada dos preparativos.