Depois de se reunirem com a candidata presidencial da Concertación, Michelle Bachelet, o Presidente e o Secretário Geral da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic e Dom Cristián Contreras Villaroel, respectivamente, pediram que as eleições de 15 de janeiro e os dias prévios, sejam vividos com uma “atitude de respeito de uns para com os outros”.

O encontro se realizou na sede do Episcopado e durou meia hora. Na semana passada houve um encontro parecido entre Dom Contreras e o candidato da Aliança, Sebastián Piñera, depois do qual o Prelado afirmou que “esta casa (o Episcopado) está sempre aberta para quem quiser conversar e dialogar”.

Após a reunião com Bachelet, Dom Goic exortou o país a viver a próxima jornada eleitoral com grande respeito. Acrescentou que o ato de eleger é um exercício democrático do qual sairá “o Presidente de todos os chilenos”, cujo dever será servir “a todos por igual”.

Por sua vez, Dom Contreras informou que o diálogo se centrou em “temas de interesse para nossa pátria, que também são de interesse da Igreja, como os temas morais, sociais, pobreza, e a contribuição da religião para a construção do país”.

Durante a coletiva de imprensa, Bachelet indicou a importância de um trabalho conjunto entre a Igreja e o Estado no campo social, “onde a paz social seja muito vinculada à justiça social”.

A candidata disse que seus últimos encontros com representantes religiosos, anteriormente se reuniu com representantes evangélicos, não têm um fim eleitoral, mas “tem a ver com um conceito estratégico do tipo de país, com o tipo de sociedade que queremos construir”.

Finalmente, Dom Goic lembrou  que independentemente de quem ganhar as eleições, “todos devemos trabalhar para superar a injusta pobreza do Chile” e pelo bem-estar do país. Expressou sua esperança de que as propostas dos candidatos “sejam levadas a projetos concretos, para não frustrar as expectativas das pessoas”.