O Semanário Fides da arquidiocese da Tegucigalpa exortou o Presidente eleito de Honduras, Manuel Zelaya, a trabalhar sobre os valores de verdade e justiça para obter a paz, porque do contrário, "continuará o clima de violência e de intranqüilidade que vive o país".

Assinalou que "ao assumir o poder da nação, o novo mandatário está obrigado a tomar consciência de sua alta responsabilidade (porque) já não é candidato, ele é o novo Presidente de Honduras". Também lhe solicitou não prometer "mais do que é capaz de cumprir".

Por sua vez, o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, ao presidir uma jornada de oração de 40 horas, pediu que Deus dê a Zelaya "a graça do Senhor, a luz do Espírito Santo e o dom da sabedoria para que (...) possa pensar que o ano de 2006 é uma oportunidade única para fazer o bem" ao país.

O Cardeal lembrou que o país não pode viver na pobreza e para isso seus habitantes devem trabalhar pelo bem comum. Também chamou os novos funcionários a "começar e concluir suas gestões com satisfação e a alegria de suas ações".