O padre dominicano colombiano frei Nelson Medina, dá quatro dicas para viver um Natal santo e feliz neste final de ano.

Quanto tempo dura o Natal?

“O evento do Natal é muito grande e por isso temos todo um tempo litúrgico, que se chama justamente Tempo de Natal. O Natal não é apenas um dia ou apenas uma noite", disse o também doutor em Teologia Fundamental à EWN Notícias, do grupo EWTN ao qual pertence a ACI Digital.

Frei Nelson disse que o Tempo de Natal começa na véspera de Natal, em 24 de dezembro, e vai até a festa do Batismo do Senhor, no domingo, 8 de janeiro.

Assim, o Tempo de Natal inclui a Festa da Sagrada Família em 30 de dezembro, a Solenidade de Maria Mãe de Deus em 1º de janeiro e a Epifania do Senhor ou Festa dos Reis Magos em 6 de janeiro.

Por que o Natal vai até o Batismo do Senhor?

Frei Nelson diz que “tudo no Natal nos fala da manifestação de Deus nesta terra. E essa manifestação ‘escondida’ ou ‘oculta’ chega até o batismo do Senhor, quando começa a fase pública do serviço do Senhor”.

“A fase pública começa então quando a voz do Pai diz 'este é o meu Filho amado e já vai começar o seu ministério público'. É um tempo absolutamente precioso e é preciso vivê-lo profundamente”.

Quatro conselhos para um Feliz Natal

1. Equilíbrio

“Precisamos de um equilíbrio saudável entre reuniões familiares, descanso e tempo para o Senhor. Que não seja um tempo em que Ele chega e depois nos esquecemos d’Ele”, disse frei Nelson.

2. Atenção às festas do Tempo de Natal

“Precisamos estar atentos às festas que acontecem nestes dias”, como a Sagrada Família e a Epifania, disse o padre.

3. Atenção à Palavra de Deus

“O ideal é ir à santa missa todos os dias, mas se não pudermos, há muitos recursos na Internet e também nas paróquias”, disse frei Nelson à EWTN Notícias.

Depois de dizer que “as leituras das missas são preciosas”, o dominicano incentivou a dedicar apenas “5 minutos a essas leituras para aprofundar e saborear a Bíblia”.

4. Rezar em família

"Não nos esqueçamos das orações em família", disse o padre.

“Tudo neste Natal, que é o tempo da família de Jesus, também nos fala de abençoar as nossas famílias. Então, quando chegar cada uma dessas datas, façamos uma pequena oração em família”, exortou frei Nelson.

Confira também:

Mais em