Apesar das dificuldades, “no coração de Maria e José havia uma serenidade de fundo, que vinha de Deus e da consciência de fazer a sua vontade, de buscá-la juntos, na oração e no amor recíproco”, disse o papa Francisco hoje (22), na aula Paulo VI, ao receber os funcionários da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano para o tradicional encontro de Natal.

Durante este encontro, o papa Francisco recordou que “superamos a fase crítica da pandemia” e disse que “a retomada é um trabalho que todos devemos fazer”.

“É por isso que hoje, acima de tudo, desejo a vocês serenidade: serenidade para cada um de vocês e para suas famílias”, disse ele.

“A serenidade não significa que tudo esteja bem, que não haja problemas, que não existam dificuldades. Não é isso. A Sagrada Família de Jesus, José e Maria nos mostra isso”, disse.

“Isto é o que desejo a vocês: que cada um de vocês tenha fé em Deus e que em suas famílias haja a simplicidade de confiar em sua ajuda, de rezar e agradecer”, disse.

Francisco desejou serenidade a todas as crianças, muitas das quais presentes no encontro, e disse que “sair melhor de uma crise não acontece por magia, deve-se trabalhar sobre si mesmo, com calma, pacientemente".

“Desejo-lhes serenidade, no coração, nas relações familiares, no trabalho. Serenidade", acrescentou.

O papa Francisco disse que “neste momento da história do mundo, somos chamados a sentir uma maior responsabilidade de fazer a nossa parte na construção da paz”.

“E isto tem um significado especial para nós que vivemos e trabalhamos na Cidade do Vaticano. Não porque este pequeno Estado, o menor do mundo, tenha qualquer peso especial, não por causa disso; mas porque temos como Chefe e Mestre o Senhor Jesus Cristo, que nos chama a unir nosso humilde compromisso diário com sua obra de reconciliação e paz”, disse. Nesta linha, o papa convidou os presentes a evitar “falar mal dos outros pelas costas”.

“Se só fizéssemos isso, seríamos criadores de paz em todos os lugares! Se houver algo errado, vamos falar sobre isso diretamente com a pessoa interessada, com respeito e franqueza. Sejamos corajosos", pediu.

Por fim, agradeceu aos presentes pelo trabalho que fazem no Vaticano e disse que “todos devemos ir adiante com paciência, com alegria, agradecendo ao Senhor que nos dá esta graça do trabalho, mas mantendo o trabalho e também fazendo-o com dignidade".

Confira também: