O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, questionou a anunciada campanha do sub-comandante Marcos, líder do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que garante ter deixado as armas e se propôs a percorrer o país de motocicleta com um discurso político.

O Cardeal pediu que o líder dê a conhecer a origem dos recursos de sua campanha, e considerou que se se tratar de passear, Marcos pode visitar a nova Via RecreActiva de Guadalajara "no domingo e pela manhã", onde famílias e crianças passam seu tempo livre.

"Que diga a todos os meios quem o sustenta, é importante para todo o povo do México saber quem lhe paga, porque assim saberemos quais são as intenções verdadeiras", indicou o Cardeal Sandoval e pediu "que esclareça qual é a finalidade de sua campanha".

Também precisou que uma marcha como a anunciada por Marcos é "inofensiva" porque o povo do México é amadurecido e não poderá ser enganado.

Em uma situação que evoca o filme "Diários de Motocicleta" sobre Ernesto "Che" Guevara, Marcos começou esta semana em Chiapas uma excursão pelo país que terminará em junho próximo. Embora não tenha revelado seu rosto, Marcos agora se faz chamar "delegado Zero" e a bordo de sua motocicleta se dedica a tirar fotografias com uma pequena câmara que, conforme diz, usará para documentar o relatório de sua viagem pelo país.