“Sou um grande amigo da Opus Dei, amo muito o povo da Opus Dei e eles trabalham bem na Igreja. O bem que eles fazem é muito grande", disse o papa Francisco em entrevista ao jornal espanhol ABC, ao responder sobre a reforma que ordenou para a única prelazia pessoal que existe na Igreja Católica.

Sobre a reforma iniciada em 4 de agosto, o papa Francisco comentou que “alguns, por um lado, disseram: 'Finalmente o papa bateu na Opus Dei...! Eu não bati em ninguém. E outros, em vez disso, disseram: "Ah, o papa está nos invadindo! Nada disso. A medida é uma recolocação que teve que ser resolvida”.

“Não é correto exagerar, nem os fazer vítimas, nem os culpar por terem recebido uma punição. Por favor", disse ele.

"Não é só uma questão só da Opus Dei"

O papa Francisco também disse que a reforma ordenada através do motu proprio Ad charisma tuendum (Para proteger o carisma), "não é uma questão apenas da Opus Dei, mas das prelazias pessoais".

“No esquema da Cúria, a Opus Dei dependia da Congregação dos Bispos, mas no Código de Direito Canônico as prelazias são enquadradas de forma diferente, e os critérios deveriam ser unificados”, continuou.

“O assunto foi estudado e foi dito que a prelazia deveria ir para a Congregação do Clero. Eu fiz isso dialogando com eles", disse o papa Francisco.

“Sou amigo desde a Argentina de Mariano Fazio. Foi uma coisa serena e normal feita pelos canonistas, inclusive os canonistas da Opus trabalharam no processo”, disse o papa Francisco ao jornal ABC.

Padre Mariano Fazio Fernández foi vigário da Opus Dei na Argentina, Paraguai e Bolívia; e vigário geral da prelazia entre 2014 e 2019. Atualmente é vigário auxiliar da Opus Dei.

O que o papa Francisco ordenou para a Opus Dei?

Entre as principais disposições está que o prelado que dirige a Opus Dei não será mais bispo, deverá apresentar um relatório anual e não responderá mais ao Dicastério para os Bispos, mas ao Dicastério para o Clero.

Sobre a decisão de que o prelado deixa de ser bispo, a Opus Dei explica que “é uma iniciativa e decisão da Santa Sé” reforçar “a dimensão carismática” em vez da hierárquica.

O atual prelado, monsenhor Fernando Ocáriz, tem 78 anos, não é bispo e por causa do documento pontifício não receberá a consagração episcopal.

Ao estabelecer que a Opus Dei apresente um relatório anual sobre sua situação e seu trabalho apostólico, modifica-se o regulamento anterior que o exigia a cada cinco anos.

O documento pontifício também estabelece a adequação dos estatutos, algo que deve ser proposto pela própria Opus Dei e que a Santa Sé deve aprovar.

Opus Dei foi fundada na Espanha por são Josemaría Escrivá de Balaguer em 1928 Está presente hoje em 68 países

Opus Dei significa a Obra de Deus em latim, razão pela qual seus membros se referem a ela como “A Obra”. Seu carisma é a santificação do trabalho.

Na Opus Dei existem padres, leigos celibatários que são chamados de numerários e associados, e supranumerários que são membros casados.

Confira também:

Mais em