Morreu na noite de ontem (12), dia de Nossa Senhora de Guadalupe, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. Ele estava em sua casa, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

Segundo a Canção Nova (CN), a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, monsenhor Abib fazia tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo. Em novembro deste ano, foi internado por causa de pneumonias recorrentes e teve alta hospitalar no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição e mesmo dia em que completou 58 anos de sacerdócio.

O velório de monsenhor Jonas Abib teve início na manhã de hoje e segue até quinta-feira (15), na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Monsenhor Jonas Abib nasceu em 21 de dezembro de 1936, em Elias Fausto (SP). Aos 12 anos, entrou para o seminário da Sociedade São Francisco de Sales, os salesianos). Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1964, com o lema “Feito tudo para todos”. Em 1971, conheceu a Renovação Carismática Católica.

Empenhado no trabalho com a juventude, em 1977 lançou um chamado a um grupo de jovens da renovação a dar um ano da vida deles a Deus, viver em comunidade e se dedicar à evangelização. Em 2 de fevereiro de 1978, fundou a Comunidade Canção Nova. A comunidade cresceu e, hoje, temais de 1300 membros no Brasil e no exterior.

A Comunidade Canção Nova recebeu o reconhecimento pontifício em 2008 e, de forma definitiva, em 2014. É considerada pela Santa Sé uma associação de fiéis internacional de direito pontifício.

Em 17 de outubro de 2007, Jonas Abib recebeu o título de monsenhor pelo papa Bento XVI, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Igreja. Monsenhor Jonas Abib também era conhecido como pregador, autor de diversas músicas e livros católicos.

Diversas manifestações de pesar pela morte de monsenhor Jonas Abib foram publicadas, recordando seu legado e contribuição para a Igreja.

Em nota de pesar, o bispo de Lorena (SP), diocese onde está a sede da CN, dom Joaquim Wladimir, afirmou que “a Igreja Particular de Lorena, enlutada, mas grandemente agradecida pelo contributo do monsenhor Jonas Abib, reza pelo seu descanso junto daqueles que estão ‘de pé diante do Trono do Cordeiro’, e suplica ao Pai das Misericórdias que conforte e dê serenidade aos familiares, aos filhos espirituais e aos amigos nessa hora de dor e separação, sustentados pela fé na certeza da Ressurreição!”.

A Renovação Carismática Católica (RCC) do Brasil afirmou que “eleva aos céus o seu louvor a Deus pela vida, chamado, testemunho e entrega total de nosso queridíssimo monsenhor Jonas Abib”. “Ele é, sem dúvida, um dos principais responsáveis pela difusão de Grupos de Oração efetivamente carismáticos por todo o território brasileiro e além Brasil”, afirmou, destacando que “suas pregações, ensinos, exortações, cuidado e olhar amoroso ficarão para sempre em nossos corações”.

A Inspetoria Salesiana de São Paulo recordou que mesmo após deixar a congregação salesiana para se dedicar à Canção Nova, monsenhor Jonas Abib “permaneceu próximo a Dom Bosco e Maria Auxiliadora. A Comunidade Canção Nova é membro da Família Salesiana, segundo o sacerdote a: ‘Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco’”.

“Que Deus o acolha e lhe dê o descanso eterno. A todos os membros da Comunidade Canção Nova, nosso abraço fraterno”, afirmaram em nota os salesianos.

Confira também: