O Bispo recentemente Emérito da diocese do Mondoñedo-Ferrol (Galícia), Dom José Gea Escolano, mudou sua tranqüila aposentadoria pela árdua e apaixonante vida missionária na capital peruana e animou a seus irmãos bispos a que, depois de sua renúncia ao governo pastoral de sua respectivas diocese, transfiram-se aos lugares mais afastados do planeta para anunciar o Evangelho.

Em declarações que recolhe o ABC de Madri, o Prelado assegurou ter reencontrado sua "vocação natural" junto às "gente do Peru". "Sempre me gostou de ser pároco, trabalhar mão a em mão com a gente, estar perto das crianças e das pessoas necessitadas. Desde que cheguei aqui, tenho a agradável sensação de ter retornado a meu início no sacerdócio", indicou o Bispo.

Dom. Gea, com mais de 76 anos de idade e emérito desde junho do ano passado, trabalha há algumas semanas na pequena paróquia da Santa Maria da Providência, diocese de Carabayllo, nos subúrbios da zona norte de Lima. "Permanecerei aqui até que o corpo agüente", assegurou quem fora também Bispo Auxiliar de Valência (1971-1976) e titular de Ibiza (1976-1987).

"Em Carabayllo há muita gente necessitada de ajuda, a gente pede a gritos receber a Eucaristia, anseia ser evangelizada", afirmou Dom. Gea.

Conforme informa o jornal, o Prelado "se mostra tão entusiasmado que anima seus irmãos no episcopado a que, depois de se aposentarem, optem por mudar-se para os lugares mais necessitados do planeta ‘para anunciar o Evangelho’".