As paróquias da localidade valenciana de Sueca editaram um livro que reúne a biografia de oitos sacerdotes da região em  que morreram martirizados na perseguição religiosa d e1936, informou a agência católica local AVAN.

A obra, intitulada “Sacerdotes filhos de Sueca, mártires de 1936”, reúne a vida, trabalho pastoral e martírio dos presbíteros através de fotografias, textos e documentos.

O autor, o Pe Andrés de Sales Ferri explicou que dois dos oitos sacerdotes foram incluídos na última causa de canonização aberta a 250 mártires pelo Arcebispo de Valência, Dom. Agustín García-Gasco.

Os dois mártires de Sueca aos quais foram abertas agora a causa de canonização são o Pe. Antonio Beltrán Ferrando, que morreu aos 69 anos sendo prior da Colegiata de São Bartolomeu de Valência, e o Pe Félix Daniel Velis Batalla, pároco de Corbera.

Segundo o Pe Sales Ferri, os outros seis mártires de Sueca “destacaram por sua morte digna animando-se uns a outros a morrer por Cristo, confessando-se, perdoando a seus inimigos que os martirizavam e dando vivas à Virgem de Sales e a Cristo Rei”.

O elenco de mártires do livro inclui o Pe Vicente Marco Cortés, Diretor espiritual da Real Associação de Nossa Senhora de Sales, “que permitiu –segundo o autor- que a imagem original da Virgem de Sales, do século XIV, sobrevivesse em 1936 e se conserve hoje em dia na localidade, já que ocultou durante a perseguição religiosa”.

O livro inclui também a biografia dos mártires Fermino Simeão Palácios, Diretor Espiritual da Adoração Noturna; o Pe. José Pla Diego, Capelão do Asilo de Idosos de Sueca; o Pe Manuel Matoses Marqués, coadjutor de Alzira e Sueca; o Pe. Vicente Lavernia Salelles, Consiliário da Ação Católica e do Sindicato da Aguja; e o Pe Vicente Benavent Ortells, Ecônomo de Dos Águas e coadjutor em Sueca.

Segundo a agência  AVAN, a obra será apresentada oficialmente no próximo mês de setembro em Sueca na festividade litúrgica de sua padroeira, a Virgem Sales.