Ao dirigir a oração do Ângelus hoje (27), primeiro domingo de Advento, o papa Francisco exortou a pedir ajuda à Virgem Maria “para estar atentos à espera do Senhor que está no meio de nós e passa” por nossas vidas.

“Bom domingo e bom caminho para o Advento”, disse Francisco aos milhares de fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, para a tradicional oração dominical do Ângelus.

O papa propôs Nossa Senhora como modelo a imitar neste tempo de Advento 2022 porque ela é a “Mulher da expectativa, que percebeu a passagem de Deus na vida humilde e escondida de Nazaré e o acolheu em seu ventre”.

Ao comentar sobre o Evangelho de São Mateus (Mt 24, 37-44) do novo Ano Litúrgico, o papa falou da "bela promessa" que nos introduz no tempo do Advento: “Virá o teu Senhor".

“Este é o fundamento da nossa esperança, é o que nos sustenta também nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa vida: Deus vem. Nunca nos esqueçamos disso! O Senhor vem sempre, nos visita, se faz próximo, e voltará no fim dos tempos para nos acolher no seu abraço”, disse o papa.

Francisco nos convidou a estar atentos para reconhecer Deus e acolhê-lo em nossas vidas e não ficar "distraídos" em nossas preocupações cotidianas, mas estar "vigilantes" para poder "discernir a presença de Deus na vida cotidiana".

“Irmãos e irmãs, neste tempo de Advento deixemo-nos chacoalhar pelo nosso torpor e despertemo-nos do sono! Perguntemo-nos estou consciente do que vivo? Estou atento? Estou acordado? Procuro reconhecer a presença de Deus nas situações cotidianas ou estou distraído e um pouco esmagado pelas coisas?”.

Abaixo, o Evangelho comentado pelo papa Francisco:

São Mateus 24, 37 – 44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.  Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. E eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.

Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.

Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor.

Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

Confira também: