A Santa Sé anunciou que vai investigar o cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordeaux, França, de 78 anos, depois que ele confessou há alguns dias ter abusado sexualmente de uma adolescente de 14 anos.

Segundo Vatican News, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse na sexta-feira (11) que, "à luz dos elementos que surgiram nos últimos dias e após a declaração do cardeal Ricard, foi decidido iniciar uma investigação para completar a análise do que aconteceu”.

“Agora está sendo avaliada a pessoa mais adequada para que a conduza com a necessária autonomia, imparcialidade e experiência”, acrescentou.

Bruni disse que a investigação preliminar será feita considerando que "as autoridades francesas já abriram um dossiê sobre o caso" do cardeal Ricard.

Em 7 de novembro, no âmbito da assembleia plenária dos bispos da França, o cardeal Ricard enviou um comunicado no qual confessou ter abusado de uma adolescente de 14 anos quando era pároco. Disse também que se submeteria à justiça civil e canônica.

Em 1987, quando ocorreu o abuso, o cardeal Ricard ainda não era bispo, mas padre de Marselha. Foi nomeado bispo auxiliar de Grenoble em abril de 1993 e recebeu a consagração episcopal em junho.

“Meu comportamento necessariamente causou a essa pessoa consequências graves e duradouras", continuou o cardeal, que liderou a arquidiocese de Bordeaux entre 2001 e 2019; e que foi presidente da Conferência Episcopal Francesa entre 2001 e 2007.

Em 2019, o papa aceitou sua renúncia por atingir a idade de 75 anos, a idade de aposentadoria para os bispos.

Jean-Pierre Ricard, que foi criado cardeal em 2006, disse que pediu perdão para a mulher, a família e aqueles "que ele feriu". Ele também afirmou que decidiu "tirar um tempo de retiro e oração".

Sobre o caso, a Conferência Episcopal Francesa publicou um comunicado no qual expressou seu pesar pelas vítimas e seu compromisso com a luta contra os abusos sexuais na Igreja.