O papa Francisco dá sete chaves para formar padres santos, em discurso para o Curso para Reitores e Formadores de Seminários Latino-Americanos, organizado pelo Dicastério para o Clero.

No texto, entregue aos participantes do curso, o papa Francisco falou da atualidade dos textos Pastores dabo vobis, do papa são João Paulo II e Ministrorum institutio, de Bento XVI.

O papa Francisco falou que o próprio Deus é quem torna possível que os seminaristas se tornem sacerdotes santos, tão necessários para a evangelização “nas próximas décadas”.

“O Senhor torna possível que o imitemos e que sigamos os seus passos, porque nos comunica o dom de sua graça, que é capaz de transformar tudo o que somos: ‘alma, corpo e espírito’, segundo o seu plano de plenitude para cada um de nós”, disse.

1. Formação com caráter comunitário

“A formação sacerdotal tem um caráter eminentemente comunitário desde sua origem; a vocação para ao sacerdócio é um dom que Deus dá à Igreja e ao mundo, um caminho para santificar-se e santificar os outros que não deve ser seguido de maneira individualista, mas sempre tendo como referência uma porção concreta do Povo de Deus", disse o papa. “Digo a vocês que um dos desafios mais relevantes que as casas de formação sacerdotal enfrentam hoje é o de serem verdadeiras comunidades cristãs”.

“O que implica não só um projeto formativo coerente, mas também um número adequado de seminaristas e formadores que garantam uma experiência realmente comunitária em todas as dimensões da formação”, disse ele.

“Este desafio exige muitas vezes o empenho em criar ou consolidar seminários interdiocesanos, provinciais ou regionais”, inspirados “nas orientações atuais da Igreja”.

2. Integrar os dons da graça e a natureza ferida

“Nos seminaristas, como em cada um de nós, interagem e coexistem dois aspectos que devem ser integrados reciprocamente, os dons da graça e os traços da natureza ferida; o serviço que vocês devem fazer é justamente unir as duas realidades em um caminho de fé e amadurecimento integral”, disse o papa Francisco.

O papa disse que não se deve formar "super-homens", mas sim "homens que sigam humildemente o processo escolhido pelo Filho de Deus, que é o caminho da Encarnação".

Para Francisco, “as motivações vocacionais autênticas, ou seja, o seguimento do Senhor e a instauração do Reino de Deus, são a base de um processo humano e espiritual”.

3. Leitura de fé da própria história

“Uma das tarefas mais importantes no processo de formação de um sacerdote é a leitura gradual e religiosa de sua própria história”, disse o papa Francisco. “Cada seminarista, primeiro, e cada sacerdote depois, com diferentes acentos e nuances, deve atualizá-lo constantemente, especialmente nos momentos mais significativos de seu próprio caminho sacerdotal”.

Para Francisco, "o contraste com quem o acompanha neste processo, tanto no foro interno como no foro externo, permitirá superar qualquer tentação de autoengano subjetivo e abrirá a avaliação para perspectivas muito mais amplas e objetivas".

4. Os formadores educam com a vida

Para o papa, “é preciso estar conscientes do impacto formativo que a vida e o ministério dos formadores exercem sobre os seminaristas. Os formadores educam com suas vidas, mais do que com suas palavras”.

“Um saudável amadurecimento humano, coerente com a consolidação da própria vocação e missão, que inclui a normal superação das dificuldades e dos períodos de crise, permite ao sacerdote formador renovar constantemente as bases sobre as quais se sustenta a sua configuração com Cristo, Servo e Bom Pastor”, escreve o papa. “A harmonia humana e espiritual dos formadores, particularmente do reitor do seminário, é uma das mediações mais importantes no acompanhamento formativo”.

5. Formação na capacidade de escuta e diálogo

Francisco disse que "um dos indicadores de maturidade humana e espiritual é o desenvolvimento e a consolidação da capacidade de escuta e da arte do diálogo, que estão naturalmente ancorados a uma vida de oração, onde o sacerdote dialoga com o Senhor todos os dias, mesmo nos momentos de aridez e confusão”.

Mais em

“A disposição a escutar e a ter empatia com os outros, mais do que um instrumento de evangelização, é precisamente o ambiente onde germina, floresce e dá frutos”, acrescentou.

Francisco falou da "importância de nos voltarmos para Jesus todos os dias, ajoelhados e em sua presença aprendendo com Aquele que é manso e humilde de coração, para que pouco a pouco nosso coração aprenda a bater ao ritmo do coração do Mestre".

6. O papel formativo do reitor

O papa Francisco disse que o reitor de um seminário “deve expressar uma preocupação constante por cada um dos formadores, mantendo um diálogo aberto e sincero sobre sua vida e serviço”.

Isto, “sem deixar de fazer eco aos aspectos mais pessoais de que muitas vezes depende a superação dos problemas que possam surgir no seio da equipe formadora”.

“Tenham presente que os formadores são para o reitor do seminário seus irmãos mais próximos, a quem o exercício da caridade pastoral deve ser dirigido de forma privilegiada”, disse.

7.O acompanhamento formativo e espiritual dos formadores

O papa falou da importância do "acompanhamento formativo dos formadores", para que tenham ampla ajuda em sua tarefa para que "cada futuro pastor possa ir discernindo e consolidando não só uma vocação genuína ao sacerdócio, mas também o caminho pessoal e irrepetível que o Senhor traçou para ele viver e se exercitar”.

Essa ajuda pode ser dada por outras pessoas ou especialistas, não apenas por padres, disse o papa Francisco.

Confira também: