O santuário estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande (MS), dará amanhã (10) uma “bênção especial” aos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 13 e 20 de novembro. Os estudantes podem levar para a celebração a caneta que usarão durante as provas para ser abençoada.

“Esse é um momento importante na vida dessas pessoas que farão o Enem. Vamos abençoar as canetas para que possam ter tranquilidade e serenidade ao realizar o teste”, comentou o reitor do santuário, padre Reginaldo Padilha. A bênção será dada em três horários de missas, 9h, 15h e 19h.

O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998 a fim de avaliar o desempenho escolar dos alunos ao término da educação básica. Desde 2009, é usado como forma de ingresso no ensino superior, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que dispõe de vagas em instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano, 3,4 milhões de pessoas estão inscritas no Enem. A avaliação consta de uma redação e 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

A matemática, vista por alguns estudantes como uma dificuldade, também o era para são João Paulo II. Em um encontro com a Renovação Carismática Católica (RCC), em 1980, o papa polonês contou sobre esta essa dificuldade com os estudos na adolescência e revelou que seu pai o aconselhou a rezar a seguinte oração ao Espírito Santo:

Vinde, Espírito Criador,
Visitai as almas dos Vossos fiéis
E enchei da graça divina
Os corações que criastes!
Vós sois o nosso Consolador,
Dom do Deus Altíssimo,
Fonte viva, fogo, caridade,
E unção espiritual.
Vós derramais sobre nós os sete dons,
Vós o dedo da mão de Deus,
Vós o prometido do Pai,
Vós que pondes nos nossos lábios o tesouro da vossa palavra,
Acendei com a vossa luz a nossa inteligência.
Infundi o vosso amor nos nossos corações,
E com o vosso perpétuo auxílio
fortalecei a nossa débil carne.
Afastai de nós o inimigo,
dai­nos prontamente a paz,
Sede vós próprio o guia
E seguindo teus caminhos,
Evitaremos todo o mal.
Por Vós conheçamos o Pai,
e também o Filho,
da­nos crer sempre em Vós,
Espírito do Pai e do Filho.
Glória ao Pai, Senhor,
ao Filho que ressuscitou
e ao Espírito Consolador.
Por todos os séculos. Amém.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito.
E renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.

A seguir, outras duas orações que os estudantes podem rezar às vésperas do Enem:

Oração a são José de Cupertino, padroeiro dos estudantes:

São José de Cupertino, amigo dos estudantes e protetor dos examinandos, venho implorar a sua ajuda. Você sabe, por experiência pessoal, quanta ansiedade acompanha a tarefa do estudante e quão fácil o perigo do desvio intelectual e do desânimo. Você que foi, prodigiosamente, assistido por Deus nos estudos e nos exames, para ser admitido às Ordens sagradas, peça ao Senhor luz para a minha mente e força para a minha vontade. Você que experimentou, tão concretamente, a ajuda materna de Nossa Senhora, Mãe da esperança, peça a ela por mim, para que eu possa superar, facilmente, todas as dificuldades nos estudos e nos exames. Amém.

Oração de santo Tomás de Aquino antes do estudo:

Criador Inefável, Aquele, que dos tesouros de Sua sabedoria, formou os nove coros de Anjos, e os colocou no alto, acima dos céus em uma ordem maravilhosa, e primorosamente moldou e uniu todas as partes do universo; Tu, que és a verdadeira fonte e um princípio de luz e sabedoria, Condescende-te a derramar o brilho de Tua luz sobre as trevas de meu entendimento, e assim dispersar a dupla escuridão do pecado e da ignorância em que nasci. Ó Tu, que tornas eloquentes as línguas dos bebês, instrui minha língua e derrama em meus lábios a graça de tua bênção. Conceda-me perspicácia para compreender o que leio, poder para retê-lo, sutileza para discernir seu verdadeiro significado e clareza e facilidade para expressá-lo. Ordena o meu início, dirige e promove o meu progresso, completa e abençoa o meu fim; Tu que és o verdadeiro Deus e o verdadeiro Homem, que vive e reina o mundo sem fim. Amém.

Confira também: