Morreu hoje (4), aos 56 anos, o bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, dom Daniel Batalha Henriques. Ele estava internado em cuidados paliativos, segundo a Rádio Renascença, “por doença oncológica”.

“Partiu em paz, como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização. Sempre a lembrar-se daqueles que generosamente servia e a oferecer-se por eles. Especialmente pela diocese e pela Jornada Mundial da Juventude que preparamos, dando à sua partida um sentido salvador para todos, unido à Páscoa de Cristo”, afirmou o patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente, em mensagem sobre a morte de dom Henriques.

Na quarta-feira (2), o patriarca já havia publicado uma mensagem sobre o estado de saúde de dom Daniel Henriques, informando que ele estava “numa unidade de cuidados paliativos” no que poderia “ser o último tempo da sua vida neste mundo”. O cardeal disse ainda que o bispo auxiliar estava “sereno e em paz” e se oferecia “por todos”, “clérigos e leigos”.

O corpo de dom Daniel Henriques será velado a partir das 18h de hoje, na Sé de Lisboa. Segundo o patriarcado de Lisboa, “a pedido expresso do senhor D. Daniel”, a partir das 21h30 será celebrado o ofício de leituras e rezado o terço, meditando os mistérios gloriosos.

Amanhã (5), às 11, o cardeal Clemente celebrará a missa exequial. Depois, o corpo será levado para a paróquia de Santo Isidoro, onde ficará até às 16h. Dom Henriques será sepultado no cemitério local.

Dom Daniel Henriques nasceu em Santo Isidoro, concelho de Mafra, em 30 de março de 1966. Foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.  Fez parte da equipe sacerdotal do seminário patriarcal de São Paulo, em Almada, integrou o conselho presbiteral, foi pároco de diversas paróquias, foi também diretor espiritual do seminário de Cristo Rei dos Olivais, responsável pelo Serviço de Animação Missionária e membro do Cabido da Sé Metroplitana Patriarcal de Lisboa.

Em 2018, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa, tendo recebido a ordenação episcopal em 25 de novembro daquele ano, também no Mosteiro dos Jerónimos.

Confira também: