Em 10 de dezembro se comemora o 80º aniversário da aparição da Virgem Maria à Irmã Lúcia, e da “Grande Promessa” dos cinco primeiros sábados do mês em Pontevedra.

A celebração começará às seis da tarde (hora local) com a Exposição do Santíssimo e a conferência “Fátima e Pontevedra” oferecida pelo postulador da causa de canonização de Jacinta e Francisco, Padre Luis Kóndor. Posteriormente, rezarão o  rosário e a Missa, seguidas por uma procissão de tochas pelas principais ruas da cidade.

A Promessa da Virgem para todos os homens

A promessa feita pela Virgem Maria à Irmã Lúcia, aos quatro anos de que esta entrasse para o convento das Irmãs Dorotéias de Vilar no Porto –posteriormente foi enviada a Pontevedra (Espanha)– é narrada pela própria Lúcia, que em suas memórias conta que “me apareceu Nossa Senhora com o Menino Jesus a seu lado, em uma nuvem de luz. A Virgem me pôs sua mão no ombro, enquanto na outra tinha seu Coração rodeado de espinhos. Ao mesmo tempo, o Menino Jesus disse: "Tenha compaixão do Coração de sua Santíssima Mãe. Está cheio dos espinhos que os homens ingratos lhe cravam a cada momento, e não há ninguém que faça um ato de reparação para tirar-los.

Posteriormente, continua Lúcia, a Virgem diz: “Olha, minha filha, meu coração cheio de espinhos que os homens ingratos me cravam sem cessar com blasfêmias e ingratidões. Tu ao menos, procura me consolar e diz que todos os que durante cinco meses seguidos no primeiro sábado se confessarem, receberem a Sagrada comunhão, rezarem o Rosário e me fizerem companhia durante 15 minutos meditando nos mistérios do rosário com o fim de me desagravar, prometo-lhes assistir na hora de sua morte com as graças necessárias para sua salvação".

Nestes 80 anos, a mensagem da Casa-santuário, foi tomando um caráter universal. O lugar foi visitado por mais de 4 milhões de pessoas de todo o mundo e a capela foi visitada por 45 bispos de diversas dioceses.

Desde 1975, o convento das Madres Dorotéias foi adquirido pelo Apostolado Mundial de Fátima, instituição que se encarregou da manutenção e a difusão do lugar e do apostolado que de ali se gera.

Irmã Lúcia faleceu em 13 de fevereiro deste ano.

Para conhecer mais sobre a Irmã Lúcia e esta celebração, visite a página: www.soldefatima.com