Durante a Missa dominical do  “Dia dos Pais” no Paraguai o Arcebispo de Assunção, Dom Pastor Cuquejo, fez um chamado aos pais de família a viver as características da paternidade de Deus, “que sempre está ao lado do filho, de forma solícita e carinhosa”.

O Prelado lembrou que os pais compartilham com suas esposas a responsabilidade da paternidade e maternidade ao mesmo tempo; e ressaltou a íntima vinculação entre a tarefa e o compromisso de cada um na educação dos filhos e a consolidação da família como espaço de santidade.

“Que seja como Deus Pai, presente, solícito  e carinhoso, e que teus filhos se convertam, com teu exemplo, em imagem viva de Jesus Cristo ressuscitado, desse Cristo que vai crescendo e chegando a sua plenitude mediante o testemunho de vida e através da alegria e a esperança que colocas em Deus”, expressou o Arcebispo.

Não obstante, o Prelado destacou a relação vivida entre o homem e a mulher que no matrimônio assumem a responsabilidade de ser pais através de um “amor sincero” que se transforma em sacramento na presença de Deus.

“Quando o homem e a mulher se encontram em um amor sincero, esse amor se converte em sacramento, sinal  indivisível do amor de Deus, que se manifesta mediante a fidelidade entre ambos”, acrescentou Dom Cuquejo.

Aniversário sacerdotal

Por outro lado, o Arcebispo celebra hoje seus 40 anos de ordenação sacerdotal realizada na cidade de Nova York em 1964. Neste marco, haverá às 19h a Missa de ação de graças na Catedral Metropolitana, onde estão convidados os fiéis das diferentes paróquias da Arquidiocese, assim como representantes das congregações e movimentos eclesiais.

Durante a Missa de ontem, o Prelado pediu aos presentes que o acompanhem com suas orações, agradecendo a Deus pelo dom da vocação sacerdotal.

Dom Pastor Cuquejo professou na Congregação do Santíssimo Redentor em 2 de fevereiro de 1959 e foi nomeado bispo em 15 de agosto de 1982. Posteriormente, assumiu a Sede Metropolitana de Assunção em 14 de julho de 2002.