Padre Enrique Martínez Gamboa foi preso no dia 13 de outubro em Managuá, capital da Nicarágua. A denúncia foi feita através do Twitter por padre Uriel Vallejos, sacerdote nicaraguense exilado desde setembro na Itália.

“Ontem, às 17h, foi sequestrado o pároco da paróquia de Santa Martha, Manágua. O padre Enrique Martínez G. Os sacerdotes e a Igreja Católica exigem a libertação e o fim da perseguição contra a Igreja e o clero. Justiça, liberdade e democracia”, escreveu Vallejos na sexta-feira (14).

O Coletivo de Direitos Humanos "Nicarágua Nunca +" afirmou em sua conta no Twitter que o paradeiro do padre Martínez é desconhecido.

Segundo a organização, “com esta prisão arbitrária, o número de padres privados de liberdade sobe para 11, incluindo dom Rolando Álvarez, que está há 72 dias ilegalmente em ‘resguardo domiciliar’”.

“A perseguição religiosa contra a Igreja Católica pelo regime de Ortega Murillo continua”, denunciou. Ortega é o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma 29 anos no poder no país. Murillo é Rosario Murillo, vice-presidennte do país e mulher de Ortega.

A organização exigiu “o fim da repressão, a liberdade dos padres e dos mais de 219 presos políticos na Nicarágua”.

Confira também: