“Eu me dirijo a vocês, jovens artistas. Posso dar-lhes um conselho? Não tentem copiar as grandes ‘estrelas’ do show business", disse o papa Francisco hoje (14) ao se encontrar com participantes do Christmas Contest, um concurso de canto promovido pela Fundação Pontifícia Gravissimum Educationis para dar voz aos jovens, convidando-os a criar canções inspiradas no Natal e seus valores.

"Não sigam modas e padrões de sucesso, não repitam os temas de um Natal falso e brega, que não tem nada a ver com o nascimento de Jesus em Belém e seu significado para a humanidade de hoje. Ao contrário, não tenham medo de ser vocês mesmos, originais, criativos", disse Francisco.

Em seguida, convidou os jovens a manter o “assombro” pelo fato de que “Deus que se fez carne, que se tornou uma criança indefesa, nascida de uma Virgem, em uma gruta, e cujo berço era uma manjedoura para animais”.

“Atenção: não banalidade! Não. Simplicidade é algo totalmente diferente. O presépio é simples, mas não é banal”, disse o papa Francisco.

Francisco disse que “com este estilo criativo de maravilha e simplicidade, vocês podem dar sua contribuição para a causa da paz, que é o grande presente que Deus quis dar ao mundo com o nascimento de seu Filho”.

“Nos últimos meses, aumentou a gravidade da guerra na Europa e no mundo inteiro. Não vamos ceder a esta chantagem! Não vamos cair nesta armadilha! Vamos continuar sonhando com a paz e trabalhar pela paz, semeando sementes de fraternidade e amizade social”, pediu o papa.

Para Francisco, “a música é uma linguagem universal que atravessa fronteiras e barreiras” que tem “um inestimável valor educacional”.

“A música humaniza, e educar quer dizer essencialmente humanizar!”

Confira também: