A iniciativa internacional Rosary of Men (Rosário dos Homens) juntou homens em todo o mundo no sábado (8) para rezar de joelhos diante da Rainha, a Virgem Maria, a oração do terço. A data foi escolhida por ocasião do mês do Rosário celebrado em outubro.

Em seu site, Rosary of Men diz ser um grupo de “homens que deseja cumprir a vontade de Maria, nossa Mãe e Rainha”. “Queremos fazer exatamente o que Ela nos pediu e nos pede constantemente. Sua vontade é a de seu Filho, Jesus Cristo, que é nosso Senhor e irmão”, diz o site. O papel dos homens como protetores e guardiões das famílias, seguindo o exemplo de são José, também é destacado.

 

Alguns dos países participantes foram Colômbia, Venezuela, Paraguai, Chile, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Argentina, Estados Unidos, Uruguai, México, El Salvador, Canadá, Equador, Panamá, Porto Rico, Guatemala e Nicarágua. O Terço dos Homens, no Brasil, fará no dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida, “uma grande corrente de oração do Santo Rosário”, como uma forma de se unir ao rosário mundial.

 

Na Ásia, o terço foi rezado no Líbano, Malásia e Índia. Na Oceania, os homens rezaram na Austrália.

 

Na Europa, os católicos rezaram na Itália, República Tcheca, Irlanda, Polônia, Holanda, Croácia, Espanha, Luxemburgo, França; e na África aconteceu na Zâmbia.

 

Carafi, um dos organizadores em Buenos Aires, Argentina, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que participaram cerca de 3 mil homens, apesar da data do terço ter caído num fim de semana prolongado.

 

Mais em

Além do terço, vários padres confessaram os participantes, enquanto monsenhor Enrique Eguía Seguí, vigário da arquidiocese de Buenos Aires, esteve presente para a bênção final.

 

Carlos Waite, um dos organizadores do Rosário dos Homens no Peru, disse há poucos dias à ACI Prensa que este evento busca defender a masculinidade, seguindo o exemplo de são José.

 

Em Bogotá, Colômbia, a chuva não impediu que centenas de homens rezassem à Virgem.

 

Em Madri, na Praça Espanha, 400 participantes também se reuniram para rezar o terço.

 

 

“Em cada terço pedimos a Nossa Senhora que nos ajude a construir um vínculo de amizade sincera e nos fortaleça em nosso papel de pai, filho, irmão e esposo, e assim conquistar a santidade na vida cotidiana e transformar o mundo”, disse Santiago González, do Rosário dos Homens Corajosos do Paraguai.

Padre Eduardo Hayen Cuarón, diretor do jornal Presencia da diocese mexicana de Ciudad Juárez, escreveu um tuíte dizendo que “as feministas esmagaram a figura do homem, colocando-o como inimigo das mulheres. O #Rosariodehombres ensina que os homens, em complementaridade com as mulheres, são construtores responsáveis ​​de nossa cultura cristã”.

Confira também: