O prelado da Opus Dei, monsenhor Fernando Ocáriz, anunciou em carta que convocará um Congresso Geral Extraordinário no primeiro semestre de 2023 para adequar seus estatutos às determinações do motu proprio Ad carisma tuendum do papa Francisco.

O papa determinou que a Opus Dei não será mais uma prelazia pessoal, como havia sido estabelecido pelo papa são João Paulo II. Com isso, o chefe da Opus Dei não será mais bispo.

 O anúncio de Ocáriz coincidiu com o vigésimo aniversário da canonização do fundador da Opus Dei, são Josemaria Escrivá de Balaguer.

Monsenhor Ocáriz diz na carta que o Dicastério para o Clero aconselhou o Conselho Geral e a Assessoria Central da Opus Dei que neste processo não se limitem “a considerar o que se refere à dependência da prelazia a este Dicastério”.

Assim, exorta a propor “outros ajustes possíveis aos Estatutos” à luz do motu proprio, e a dedicar “todo o tempo necessário sem pressa” para tal.

O prelado da Opus Dei acrescenta que, por se tratar de uma iniciativa da Santa Sé, não é obrigatória a convocação dos Congressos Gerais previstos para a modificação dos estatutos, mas decidiu convocar um Congresso Geral Extraordinário "com essa finalidade precisa e limitada" que ocorrerá no primeiro semestre de 2023.

Com esse objetivo, monsenhor Ocáriz diz que as orientações para fazer as contribuições chegarão aos congressistas com antecipação suficiente para permitir o seu estudo.

Sobre as contribuições, Ocáriz diz que “trata-se de cumprir o que a Santa Sé indicou, não de propor qualquer mudança que nos pareça interessante”.

E acrescenta: “Junto com o desejo de ser fiéis à herança do nosso fundador, é importante considerar o bem geral que supõe a estabilidade jurídica das instituições”.

Sobre outras sugestões que podem ser feitas à luz do motu proprio "para dar um novo impulso às obras apostólicas", monsenhor Ocáriz diz que poderão ser feitas depois "quando forem convocadas as futuras Semanas de Trabalho", ainda sem data.

Finalmente, o prelado da Opus Dei confia o processo à intercessão de são Josemaria Escrivá e exorta a pedir "ao Senhor que frutifique com força renovada na vida de cada um - como nos exortou o papa Francisco - o carisma que Deus confiou ao nosso pai no serviço da Igreja”.

Confira também: