A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou ontem em Brasília o texto da próxima Campanha da Fraternidade 2006, cujo tema é “Fraternidade e pessoas com deficiencia”. A Campanha chama a atenção para as pessoas com deficiência, que são freqüentemente vítimas de preconceitos e discriminação na sociedade atual.
 O lema da Campanha será “Levanta-te e vem para o meio” (Mc 3,3), tomado da passagem do evangelho de São Marcos, onde Jesus cura um homem com a mão atrofiada, que estava num canto na sinagoga, e era desprezado por causa da sua condição.
Na 42ª edição, esta Campanha tratará de promover a inclusão na sociedade de 25 milhões de brasileiros com deficiência, segundo o IBGE. 
O tema “Fraternidade e Pessoa com Deficiencia” será lançado formalmente pelo Papa Bento XVI na Quarta-Feira de Cinzas. O texto já foi enviado pela CNBB à Santa Sé, para a preparação da mensagem que será lida pelo Santo Padre.
 O texto da Campanha, idealizada em setembro de 2004, foi elaborado com a ajuda de representantes de instituções que cuidam de deficientes. Seu objetivo geral é a inclusão dos deficientes, abordando seis pontos específicos como as políticas públicas, preconceito, evangelização e deficiência, denúncias contra a exclusão, conhecimento da realidade de vida do deficiente e ações para garantir espaço na escola e no trabalho.