"Rezo por aqueles que perderam a vida e ficaram feridos nos confrontos que eclodiram após uma partida de futebol em Malang, na Indonésia", disse o papa Francisco depois da oração do Ângelus de domingo (2). Na noite de sábado (1º) uma partida de futebol da liga da Indonésia terminou num tumulto que causou a morte de ao menos 127 pessoas, inclusive crianças.

Depois de um jogo no Estádio Kanjuruhan, em Malang, milhares de torcedores entraram em confronto nas arquibancadas após a derrota do time local. Os torcedores da equipe adversária invadiram o campo de jogo e a polícia disparou gás lacrimogêneo, provocando uma fuga generalizada. Além dos mortos 323 pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades.

O bispo de Malang, dom Henricus Pidyarto Gunawan, deu suas condolências "a todas as famílias que perderam seus entes queridos durante a tragédia futebolística de ontem".

“Rezo por todos os mortos. Espero que Deus misericordioso receba os mortos e que todos os feridos se recuperem rapidamente", disse ele ao AsiaNews, serviço de notícias católicas para a Ásia.

O secretário-executivo da Conferência Episcopal da Indonésia, padre Peter Christian Siswanto, disse que “não é hora de culparmos uns aos outros, mas de irmos de mãos dadas para oferecer ajuda a quem precisa”.

“O incidente de ontem deveria ser uma oportunidade para que todo o povo da Indonésia aprenda o verdadeiro espírito esportivo: não se trata apenas de competir, mas também de 'fomentar a amabilidade' quando se perde uma partida. Valores fundamentais que não só os atletas e os funcionários devem aprender, mas também os torcedores”, concluiu.

Confira também: