O padre José María Avendaño Perea foi nomeado hoje (30) bispo auxiliar da diocese de Getafe, Espanha. Sua mãe Jorja Perea, que morreu em 2015, está em processo de beatificação.

"Uma mãe está sempre atenta a seus filhos e minha mãe terá intercedido" para a nomeação, disse o novo bispo em entrevista coletiva.

Em 21 de julho, foi aberta a fase diocesana da causa de beatificação de Jorja Perea na arquidiocese de Toledo, da qual o novo bispo é o vice-postulador. Segundo ele, sua mãe “não sabia ler, mas sabia o Evangelho”.

A Igreja estuda a possível intercessão de Jorja Perea em casos de curas inexplicáveis.

Nascida em 1928, órfã desde muito pequena, Jorja casou-se com Cándido Avendaño aos 25 anos. O casal teve cinco filhos.

Segundo informa um santinho distribuído pela diocese de Getafe para devoção privada, “simplicidade e humildade são as marcas que o Espírito Santo deixou em sua alma” e “os doentes, necessitados e pobres sempre encontraram compaixão e misericórdia em seu coração”.

Talvez por isso o lema episcopal escolhido por Avendaño é Caritas et humilitas (caridade e humildade).

José María Avendaño Perea é natural de Villanueva de Alcardete, em Toledo e atualmente é o vigário-geral para o clero na diocese de Getafe, à qual pertence desde sua criação em 1991.

Avendaño foi ordenado sacerdote em 1987 e desde a criação da diocese em que servirá como bispo auxiliar, desenvolveu boa parte do seu trabalho pastoral na cidade de Leganés, da qual foi arcipreste.

Desde 2018 é conselheiro episcopal do conselho geral da Cáritas Espanha. Sua ordenação episcopal acontecerá no dia 26 de novembro na Basílica do Sagrado Coração de Cerro de los Ángeles.

Confira também: