O Arcebispo da Cracóvia, Dom Stanislaw Dziwisz, que durante 27 anos foi secretário pessoal do Papa João Paulo II, confirmou à agência de notícias polonesa PAP que as recentes críticas lançadas por teólogos dissidentes não fazem mais que fortalecer o processo de beatificação de Karol Wojtyla.
Ao referir-se à campanha lançada por doze teólogos dissidentes contra a beatificação de João Paulo II, o Arcebispo Dziwisz assinalou que "esse tipo de manifestações só ajudará a que a beatificação se realize com mais rapidez e firmeza".
"Do Santo Padre –disse o Prelado– somente se pode dizer que sempre defendeu o homem das ideologias falsas e seus pregadores e a História lhe deu a razão". "Penso que se trata de uma oportunidade mais para corroborar a santidade de João Paulo II", acrescentou.
O ex-secretário do Papa polonês explicou em seguida que existe uma opinião generalizada de que, ao ver os nomes que aparecem no protesto contra a beatificação de João Paulo II, "não há motivo para temer pelo processo de beatificação, porque ninguém que se considere uma pessoa séria levará em conta suas recriminações".