A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou ontem (26) três nomeações feitas pelo papa Francisco na Santa Sé.

O cardeal José Tolentino de Mendonça, até então arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, é agora prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

O cardeal José Tolentino nasceu em 1965 em Machivo, Portugal, e foi ordenado sacerdote em 1990. É doutor em Teologia Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa. Também é diretor da revista Didaskalia, publicada pela Faculdade de Teologia. Desde 2011 é consultor do Pontifício Conselho para a Cultura.

O papa Francisco nomeou monsenhor Giovanni Cesare Pagazzi secretário do Dicastério para a Cultura e Educação. Ele é professor de Eclesiologia e Comunidade Familiar no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma.

Monsenhor Giovanni Pagazzi nasceu em Crema, Itália, em 8 de junho de 1965. Foi ordenado sacerdote em 23 de junho de 1990 para a diocese de Lodi. Após obter mestrado e doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, lecionou em várias faculdades e institutos eclesiásticos italianos.

Atualmente é professor do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma, e vice-diretor do Instituto de Ciências Religiosas “Sant'Agostin”, em Lodi. Desde outubro de 2021, é consultor do Dicastério para a Doutrina da Fé.

O papa também nomeou um novo arquivista e bibliotecário da Igreja. Trata-se de dom Angelo Vincenzo Zani, até então secretário da antiga Congregação para a Educação Católica.

Dom Angelo Vincenzo Zani nasceu em Pralboino, Itália, em 24 de março de 1950. Foi ordenado sacerdote em 1975 e, em 9 de novembro de 2012, foi nomeado secretário geral da Congregação para a Educação e arcebispo titular da antiga sede de Volturnum . Recebeu a consagração episcopal em 6 de janeiro de 2013 por Bento XVI.

Confira também: