A arquidiocese de Mariana divulgou na segunda-feira (19) o hino em honra a Isabel Cristina Mrad Campos, que será beatificada em 10 de dezembro, após ter seu martírio reconhecido pela Santa Sé.  A canção destaca aspectos da virgindade, do martírio, a vida da futura beata em família e na comunidade e um pedido por sua intercessão, especialmente pelos jovens.

Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, em Barbacena (MG). Em 1982, mudou-se para Juiz de Fora (MG) para frequentar um curso pré-vestibular para Medicina. Naquele mesmo ano, ela preparava um pequeno apartamento para onde havia se mudado com seu irmão, Paulo Roberto. No dia 1º de setembro, um homem que foi montar um guarda-roupa tentou violentá-la, mas Isabel resistiu. Diante da resistência dela, o homem lhe deu uma cadeirada na cabeça, amarrou a moça, amordaçou e rasgou suas roupas. Como ela não cedeu, o agressor lhe deu 15 facadas, matando-a.

Em outubro de 2020, o papa Francisco reconheceu o martírio da serva de Deus Isabel Cristina, morta por defender sua castidade. A cerimônia de beatificação será no dia 10 de dezembro, em Barbacena (MG).

O hino de Isabel Cristina foi composto pelo seminarista José Mário Santana Barbosa, do 4º ano de Teologia, e pelo organista Wallace Gabriel Moura da Silva, estudante de Regência na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Padre Geraldo Buziani, responsável pela Liturgia da cerimônia de beatificação, afirmou que “a disponibilização do hino da futura beata é uma oportunidade para que todos os grupos canto da arquidiocese de Mariana possam aprendê-lo de tal modo que, no dia beatificação, toda a assembleia possa ter uma participação bonita, especialmente, no momento da entrada das relíquias, quando será executado o hino de Isabel Cristina”.

Para compor a canção, os autores leram a biografia “A Serva de Deus Isabel Cristina Mrad Campos”, escrita pelo padre Geraldo Cifani Pinheiro, SVD. Da obra, foram retiradas algumas imagens como as do lírio branco e rosa vermelha. Também buscaram compreender a teologia do martírio e da virgindade, além de informações sobre o convívio dela com a sua família e a comunidade, especialmente como membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

O organista Wallace da Silva contou que outros pontos considerados no processo de composição foram que a melodia não fosse monótona e que remetesse à Barbacena. Para isso, usou recursos técnicos de modo que a melodia do hino da Isabel Cristina lembrasse o de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Barbacena.

A seguir, a letra do hino em honra a Isabel Cristina:

Branco lírio de pureza ofereces
A Deus Pai louvor perfeito e verdadeiro (Sl 8,3)
Vais agora, casta virgem, finalmente
Alegrar-te com as bodas do Cordeiro (Ap 19,7)

REFRÃO:
No jardim do céu hoje floresce
Desta terra a mais bela flor
Isabel de Cristo, ouve nossa prece
Vê a Igreja, enche-nos de amor

Rubra rosa agora ganhas suma palma
Tens de Cristo nobre honra e mesma sorte (Gl 2,20)
Testemunhas não por falas o mistério (Mt 7,21)
Bradas, antes, abraçando a própria morte

Jovem santa, holocausto de ternura
Na família que te forma e ensina
Vês o pobre, teu irmão, e dele cuidas (Lc 10,33-34)
Resplandece a caridade vicentina

Abençoa nosso povo machucado
Mostra aos jovens o valor da santidade (CV, n. 50)
Que contigo construamos todos juntos
Novo mundo de amor, paz e amizade

Confira também: