O jornal oficial do Vaticano, L’Osservatore Romano (L’OR), denunciou as "obstinadas tentativas de acabar com o projeto de Deus sobre a família" através de novas normas legais, enquanto na Itália se debate uma promessa eleitoral para legalizar as uniões de fato.
O líder da coalizão A União, Romano Prodi, prometeu como parte de seu programa eleitoral "um reconhecimento jurídico da união civil e de seus direitos e deveres" segundo "diferentes forma de convivência".
"Quais serão os entendimentos morfológicos que caracterizarão estas formas de convivência? Não se sabem, ou possivelmente se prefere não sabê-lo. Mas novamente, sente-se o dever e a exigência de repetir a absoluta contrariedade a falsas concepções do matrimônio e da família que não respeitem o projeto originário de Deus", indicou a publicação vaticano.
Segundo L’OR há quem se considera "católico segundo seus parâmetros pessoais" e decide "não considerar as anteriores intervenções deste jornal sobre temas de casais de fato".
A publicação advertiu que assim "se chamem casais de fato, uniões civis, ou o que seja, é um vazio exercício de fantasia, a realidade é uma só: caminha-se obstinadamente para a destruição da família, deformando a autêntica concepção e a razão de existir".