A Santa Sé lançou neste sábado (17) o concurso internacional, aberto e gratuito para escolher o hino do Jubileu 2025.

A convocação foi feita pelo setor do dicastério para as questões fundamentais da evangelização no mundo, ao qual o papa confiou a organização do próximo Jubileu.

A nota diz que “o hino deve colocar música no texto proposto pelo dicastério, em italiano, escrito por Pierangelo Sequeri”, que pode ser visto AQUI.

Entre as regras de composição, destaca-se que o hino deve cumprir “a finalidade litúrgica, a possibilidade de ser entoado por uma schola cantorum, bem como por uma assembleia litúrgica. A música obviamente terá que ser inédita".

"A participação no concurso é gratuita e aberta a todos", diz a nota.

As composições podem ser enviadas a partir de 16 de janeiro de 2023 e o prazo para envio do formulário de inscrição é 25 de março de 2023, às 20h (CET).

Mais informações e regras do concurso em http://www.iubilaeum2025.va/it/inno.html e em www.pcpne.va

O que é um Jubileu?

O primeiro Jubileu celebrado pela Igreja Católica foi em 1300, o Ano Santo convocado pelo papa Bonifácio VIII. A ideia inicial era celebrar um Jubileu a cada 100 anos, mas depois a periodicidade foi reduzida para 33, a idade de Cristo.

Em 1450 a periodicidade foi reduzida para 25 anos para que cada geração tenha seu Jubileu. Cada ano santo com essa diferença de tempo é ordinário, mas se o papa quiser pode convocar um jubileu extraordinário.

O rito mais conhecido do Jubileu é a abertura das portas santas nas quatro basílicas maiores de Roma: São Pedro no Vaticano, São João de Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior.

O Jubileu do ano de 2025 será ordinário e o segundo Jubileu do pontificado do papa Francisco após o Jubileu extraordinário de 2015.

O anterior foi no ano 2000, convocado e celebrado pelo papa são João Paulo II.

Confira também: