A Igreja de Nossa Senhora da Salette tornou-se santuário arquidiocesano de São Paulo.

Entende-se por Santuário, a Igreja ou outro lugar sagrado, aonde os fiéis em grande número, por algum motivo especial de piedade, fazem peregrinações”, com aprovação da autoridade da Igreja local diz o Código de Direito Canônico.

Em seu decreto de elevação da igreja a santuário, dom Odilo escreveu: “os santuários são lugares de especial acolhida da presença e da ação de Deus entre os homens, que se dirigem ao seu encontro para adorar, agradecer, suplicar e fazer a experiência da misericórdia de Deus”.

A celebração de dedicação do altar do templo do novo Santuário foi presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese, dom Jorge Pierozan, no último sábado (10).

“A dedicação de uma igreja manifesta aquilo que cada cristão é, pela consagração do Batismo: templos vivos de Deus e morada do Espírito Santo”, disse dom Odilo. “Consagramos este templo para ser lugar de especial manifestação da graça e da presença do Senhor. O templo é o sinal de Deus no meio de nós”.

Ele pediu que neste novo Santuário fossem “oferecidas com largueza aos peregrinos e frequentadores as riquezas da Fé e da vida cristã; sejam promovidas de maneira incansável a proclamação da Palavra de Deus, a formação na Fé e na vida litúrgica, principalmente pela celebração da Eucaristia e a devoção à Santíssima Virgem Maria”.

Durante a missa solene, o pároco de Nossa Senhora da Salette, padre Marcos Antônio Dias de Almeida recebeu a nomeação e provisão como primeiro reitor do novo Santuário.

Segundo O São Paulo, jornal da arquidiocese de São Paulo, “depois da invocação da Ladainha de Todos os Santos, foram depositadas no altar as relíquias de santos e mártires, para significar que o sacrifício dos membros do corpo de Cristo teve a sua origem no sacrifício daquele que é a Cabeça. Neste caso, foram depositadas as relíquias em primeiro grau de Santa Dulce dos Pobres (cabelo), de São Sebastião e Santa Luzia (fragmento ósseo) e Beata Albertina Berkenbrock (parte do tendão)”. 

Segundo O São Paulo, a criação do Santuário de Nossa Senhora da Salette coincide “a celebração dos 176 anos da aparição da Virgem de La Salette, dos 120 anos da presença dos Missionários de Nossa Senhora da Salette no Brasil e dos 82 anos da fundação da paróquia” de Nossa Senhora da Salette, no bairro de Santana, zona norte da capital.