Pouco mais de um ano depois da entrada de Eslováquia na União Européia, o novo Bispo de Nitra, Dom. William Judak, indicou que esta mudança foi dramática para o país e assim como significou benefícios, também trouxe ameaça para a sociedade local.
Durante sua visita à sede da organização Ajuda à Igreja que Sofre, Dom. Judak precisou que "estamos felizes de pertencer à grande família européia, uma mudança que chegou rapidamente depois do colapso do Comunismo. Nem as pessoas nem a Igreja estiveram preparada para isso. Quando a Eslováquia entrou para a União Européia em maio de 2004 tínhamos que descobrir um novo mundo".
Segundo o Bispo, de 47 anos de idade, "há tantas novas oportunidades como novos perigos: além das vantagens econômicas, como os investimentos estrangeiros e a criação de novos empregos, os católicos podem entrar em contato com outros cristãos que viveram atrás ‘da cortina de ferro’".
"Por outro lado, a liberdade pode ser mal-entendida. Agora, o país deve enfrentar problemas sociais que incluem o vício às drogas e os jogos de azar, enquanto que a Igreja deve lutar com meios de comunicação de viés anti-católico. Por exemplo, nenhum dos jornais do país é pró-Igreja, por isso os bispos estabeleceram um semanário católico o ‘Katolitske Noviny’, publicado em Bratislava", denunciou.