O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI) da Santa Sé apresentou sua nova estrutura ontem (14) e pediu aos católicos que se reze por sua missão.

A nova estrutura obedece à constituição apostólica Praedicate Evangelium, com a qual o papa Francisco confia ao dicastério a promoção da “pessoa humana e a própria dignidade que lhe foi dada por Deus, os direitos humanos, a saúde, a justiça e a paz”.

Segundo a nota do dicastério, “o nosso mandato é ajudar e apoiar o Santo Padre e os bispos de todo o mundo”.

“Nossa tarefa diária é escutar, dialogar e refletir de forma sinodal; discernir, propor e apoiar respostas eficazes que se esforcem para alcançar e servir o desenvolvimento humano integral; e repassar os resultados às Igrejas particulares e fazer com que as notícias sejam amplamente divulgadas”, continua.

Nova estrutura

O DSDHI agora tem três seções:

1.- Escuta-Diálogo, que é "a ponte de mão dupla com a Igreja local e seus diversos ministérios que promovem o desenvolvimento humano integral".

2.- Pesquisa-Reflexão. “As diversas disciplinas necessárias e a doutrina social católica são aplicadas aos desafios em busca de respostas”, diz a nota.

3.- Comunicação-Restituição: Aqui "são formulados documentos ou propostas concretas e úteis, que são compartilhadas com as comunidades através de ampla comunicação".

Essas três seções são apoiadas por uma secretaria geral, avaliação e planejamento; e administração e serviços gerais.

Confira também: