O Arcebispo Giovanni Lajolo, Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, insistiu durante a 13º Reunião da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), na necessidade de respeitar o direito à liberdade religiosa no marco das atuais sociedades seculares, bem como a luta contra o tráfico de seres humanos.

Na reunião que se celebra em Ljubljana (Eslovênia), o Arcebispo Lajolo afirmou que o objetivo dos estados que participam desta reunião é "a consolidação da paz mediante a realização simultânea da segurança, a estabilidade, o desenvolvimento e o respeito dos direitos humanos".

"A Santa Sé considera seu dever insistir na importância da liberdade religiosa para a coexistência pacífica e o respeito entre as diferentes culturas nas atuais sociedades multiétnicas e multiculturais".

O Secretário para as Relações com os Estados também assegurou que a Santa Sé "aprecia enormemente a intenção dos Estados de prestar uma maior atenção ao crime do tráfico de seres humanos e apóia a vontade de adotar um enfoque centrado nas vítimas".

O Prelado concluiu destacando que no concernente ao "tráfico de seres humanos e à imigração, devem-se adotar medidas concretas de assistência para aliviar o sofrimento de tantas mulheres e homens, e para restabelecer o respeito de sua dignidade humana".