O papa Francisco enviou o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade e esmoleiro pontifício, pela quarta vez à Ucrânia, para “testemunhar concretamente a proximidade do papa e da Igreja”.

Depois de rezar o Ângelus ontem (11), o papa Francisco pediu: “continuemos a rezar pelo povo ucraniano, para que o Senhor lhe dê conforto e esperança”.

Esta é a quarta vez que o cardeal polonês visita a Ucrânia desde o início da invasão russa.

Segundo um comunicado da Santa Sé, nesta quarta viagem, Krajewski visitará as cidades de Odessa, Žytomyr, Kharkiv e outros lugares no leste da Ucrânia.

O objetivo da viagem é "visitar e apoiar várias comunidades de fiéis, sacerdotes e religiosos, e seus bispos, que por mais de 200 dias continuam nos lugares de seu ministério apesar dos perigos da guerra".

“É uma viagem silenciosa e evangélica, estar com as pessoas que sofrem, rezar e consolar cada uma delas, mostrando com sua presença que não estão sozinhas nesta situação que só traz destruição e morte”, disse o Dicastério para o Serviço de Caridade.

A Santa Sé informou que, durante esta viagem, “algumas ajudas concretas serão entregues através da Cáritas de várias dioceses”.

No final da Audiência Geral da quarta-feira passada (7) o papa lamentou que "estamos vivendo uma guerra mundial" e pediu "paremos, por favor".

Francisco disse que “diante de todos os cenários de guerra do nosso tempo, peço a todos que sejam construtores de paz e rezo para que pensamentos e projetos de harmonia e reconciliação se espalhem pelo mundo”.

Por isso, o papa Francisco confiou à Virgem Maria “as vítimas de todas as guerras, especialmente o querido povo da Ucrânia”.

Confira também: