O jornal ABC de Madri assinalou que uma das razões da convocatória para a 35º Congregação Geral da Companhia de Jesus, a realizar-se no ano de 2008, seria a "busca de soluções para o vazio vocacional nos centros jesuítas" entre as quais se destaca a "possibilidade de outorgar cargos diretores a leigos".

Segundo o jornal madrileno, o anúncio da convocatória do máximo órgão de decisão da Companhia, coincidindo com a abertura do Ano Jubilar da ordem fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola, "pôs sobre a mesa a necessidade dos jesuítas de enfrentar os desafios do futuro da congregação religiosa masculina mais importante do mundo, e que nas últimas décadas tem sofrido uma forte queda vocacional".

O mesmo jornal explica que "os últimos dados oferecidos pela Companhia de Jesus destacam a existência de 19 mil e 850 jesuítas em todo mundo, dos quais mil e 641 trabalham na Espanha. Isto supõe um queda evidente desde a clausura do Concílio Vaticano II, há 40 anos, quando o número de religiosos desta ordem chegava a 36 mil e 38 membros".

"Uma das questões –continua o jornal– que gerou maior debate nos últimos anos foi a da possibilidade de outorgar cargos diretores a leigos, no que se veio em denominar ‘colaboração de externos’", assinalou o ABC.

Segundo o periódico, a decisão de chamar a Congregação Geral foi tomada pelos superiores maiores que nesta semana refletiram no santuário de Loyola sobre o presente e o futuro da Companhia. Em tal encontro "se expôs esta opção como ‘evidente’ para poder continuar administrando as milhares de instituições educativas, sociais e evangélicas que os jesuítas mantêm nos 127 países onde contam com presença ativa", acrescentou o jornal.

Para o mesmo meio informativo, "embora muitíssimos seculares colaborem ativamente em organizações vinculadas aos jesuítas, a citada ‘colaboração de externos’ poderia decidir-se organicamente na Congregação Geral de 2008, sempre e quando sua presença não desvirtue ‘o carisma e a identidade tradicional dos jesuítas’, conforme informaram fontes oficiais".