O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, pediu às autoridades criar programas para reabilitar os delinqüentes e concordou com o Bispo Auxiliar de São Pedro Sula (Honduras), Dom Rómulo Emiliani, no perigo de que as gangues se transformem em guerrilhas.

Em coletiva de imprensa, Dom Sáenz Lacalle, afirmou que o grande desafio é "superar os problemas sociais e reabilitar os jovens" para que se insiram na sociedade.

O Arcebispo explicou que os jovens delinqüentes "são pessoas que infelimente não têm bases morais" e conseguem dinheiro através da extorsão.

Nesse sentido, indicou que parte da solução é formar as crianças em valores morais e cívicos. Assinalou que para isso é necessário "realizar um grande esforço para estabilizar a família".

Sobre a advertência de Dom Emiliani, indicou que o bispo hondurenho tem informação sobre o que acontece em seu país e por isso deve ficar atento a estas advertências.

Na sexta-feira passada, durante o Encontro Nacional de Jovens realizado em El Salvador, Dom Emiliani disse que se não se reabilitar os integrantes das "maras", como são chamadas as gangues locais, "as próximas guerrilhas urbanas serão ex-delinqüentes", organizados e conhecedores das cidades. Acrescentou que "não faltará um louco que induza a uma luta violenta para monopolizar o poder a todo custo".