O Arcebispo da Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, lembrou aos fiéis que um Natal que não leva a descobrir a Cristo no irmão e o pobre "não é o Natal do Senhor", mas "um novo engano".

Durante a Missa dominical, o Cardeal também exortou os bolivianos a viver estas festas em austeridade e recolhimento espiritual, e não transformá-las em uma ocasião de "escandaloso esbanjamento".

"Não é possível que um país como a Bolívia ofereça distrações milionárias quando com o passar do ano há milhões de irmãos que sofrem, milhões de irmãos que não comem, milhões de irmãos que não têm trabalho", assinalou.

O Cardeal Terrazas advertiu que Cristo não está na vitrine das lojas e a felicidade não está nos presentes ou no prazer de comer e viajar. Explicou que "Natal é compartilhar, fazer sentir ao outro que é meu irmão, que é meu amigo", esperando juntos "esse gesto extraordinário de nosso Pai que nos manda a salvação de uma forma tão singela".

Pediu não suplantar o Deus da vida com coisas supérfluas que, "em meio de fogos de artifício", entregam-nos cada ano como "atenuantes para uma felicidade que necessitamos". "Deus nos exige que sejamos coerentes", afirmou.

Finalmente, indicou que o Natal é uma oportunidade para "pedir perdão, arrepender-se dos pecados e voltar pelo caminho da verdade".